PCI
Sobre
Programa de Capacitação Institucional
As bolsas de Longa Duração podem ser utilizadas por qualquer técnico, graduado, mestre ou doutor que não tenha vínculo empregatício ou qualquer outra bolsa de fomento e queira trabalhar dentro de alguma equipe ou projeto do INPE.
Em primeiro lugar é importante observar o calendário Chamada Pública na tabela de Cronograma Chamada Pública PCI. As bolsas são sempre implementadas até o quinto dia do mês para início no dia primeiro do mês seguinte. O deferimento ou indeferimento da bolsa pelo MCTI-CNPq ocorre normalmente por volta do dia 20 de cada mês.
Em segundo lugar deve-se atentar para as particularidades de cada Modalidade de bolsa, os requisitos necessários e os respectivos documentos necessários.
Finalmente, observe também alguns aspectos importantes no Solicitação de bolsa.
O cancelamento de uma bolsa é feito pelo Coordenador Geral do PCI-INPE, mediante solicitação por email do Supervisor da Bolsa ou do Coordenador da Área na qual a bolsa está lotada. Não há no PCI pagamento proporcional. O cancelamento é sempre para o mês cheio, isto é, sempre a partir do dia 01 do mês e deve ser solicitado até o dia 15, caso contrário o cancelamento só será efetivado no mês seguinte. Deve-se informar no email o motivo do cancelamento.
Excetuando a mudança de ano fiscal do PCI, não há prorrogação de bolsas. Quando a bolsa atinge o limite da vigência original proposta e se deseja uma nova vigência, um novo projeto deve ser apresentado. Deve se observar que o limite máximo de um bolsista dentro do sistema é de 60 meses (PCI-D e E) não sendo possível a concessão além desses limites.
Não é possível alterar o enquadramento (modalidade) de uma bolsa vigente.
Para alteração de supervisor é preciso enviar memorando através do SEI, informando o nome do bolsista, o título do projeto, nome do atual supervisor e nome do supervisor substituto. Também deve ser informado o motivo da alteração.
Links Relacionados