Você está aqui: INPE / Pós-Graduação / AST / Leia na íntegra

Notícias

As colaborações de ondas gravitacionais LIGO e Virgo divulgam um catálogo atualizado com mais 39 eventos candidatos

por INPE
Publicado: Out 29, 2020
Compartilhamento no FacebookCompartilhamento no Twitter

São José dos Campos-SP, 29 de outubro de 2020

Um novo catálogo de eventos de ondas gravitacionais acaba de ser divulgado pelas colaborações LIGO e Virgo. Do INPE, participam da colaboração LIGO, Odylio Aguiar, Marcos Okada e outros 4 alunos da Pós-graduação em Astrofísica do INPE.

Este catálogo, GWTC-2 (sigla em inglês para Segundo Catálogo de eventos Transientes de Ondas Gravitacionais), reúne aos 11 anteriores mais 39 eventos candidatos, detectados de 01 de abril a 01 de outubro de 2019, durante a primeira parte da corrida observacional, chamada de O3a. Destes, 26 eventos candidatos foram relatados anteriormente, em tempo quase real, por meio de avisos e circulares GCN; 13 são relatados aqui pela primeira vez. O catálogo contém eventos cujas origens são fusões de binárias de buracos negros até um redshift (desvio para o vermelho) de 0,8, bem como eventos que poderiam se originar de binárias de estrelas de nêutrons e binárias formadas por estrelas de nêutrons com buracos negros.

Além do novo catálogo, também foram divulgados os resultados dos testes da Teoria da Relatividade Geral de Einstein utilizando estes eventos detectados, e os resultados da pesquisa se os eventos deste catálogo estariam associados a explosões de raios gama detectadas pelos satélites Fermi e Swift. Finalmente, foram também reportadas as propriedades da população de 47 fusões binárias compactas detectadas com uma taxa de falso alarme menor que uma por ano do catálogo GWTC-2. Para esta população, foram investigadas a distribuição de massa, distribuição de spin (rotação) e a taxa de fusão em função do redshift.

Entre estes novos eventos candidatos detectados, o mais próximo estava a ~520 milhões de anos-luz, o mais distante, a 16,7 bilhões de anos-luz, e quatro deles formaram objetos com massas maiores que 100 massas solares. Entretanto, a maioria das componentes das binárias tem massa entre 20 e 40 massas solares.

Mais informações sobre GWTC-2 em https://www.ligo.org/detections/O3acatalog.php.

Outras informações em:

GWTC-2: An Expanded Catalog of Gravitational-Wave Detections
Gravitational Wave Transient Catalog II

Na figura abaixo estão representados todos os 50 eventos detectados:


Logo INPE © Todas as matérias e imagens poderão ser reproduzidas, desde que citada a fonte.